Selo
Bem-vindo ao Portal do município de Nova Pádua! Hoje é Quarta-Feira, 26 de Abril de 2017

Notícias

Border Secretaria da Agricultura realiza Campanha de Vacinação Canina e Felina
25 de Agosto

Secretaria da Agricultura realiza Campanha de Vacinação Canina e Felina

Ação ocorre de 29 de agosto até 06 de setembro nas comunidades do interior e na sede do município.
COMPARTILHAR:

Visando prevenir a transmissão da raiva por cães e gatos em Nova Pádua, a Secretaria Municipal da Agricultura, por meio do Departamento de Veterinária, estará promovendo de 29 de agosto até 06 de setembro a Campanha de Vacinação Canina e Felina.

A raiva animal é causada por um vírus que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.

O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento aplicado visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em cães e gatos.

A vacina antirrábica é gratuita e serve para prevenir os animais domésticos contra o vírus da raiva. Não devem ser vacinados animais com até quatro meses de idade, ou doentes, fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. Para maior segurança os animais devem ser conduzidos aos locais de vacinação, principalmente os de médio e grande porte, equipados com coleiras ou guias e orientados por maiores de 18 anos.

SINTOMAS DA DOENÇA:

NOS ANIMAIS:

Entre os sinais clínicos que os animais podem apresentar, estão: alterações de comportamento, depressão, agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), paralisia das patas traseiras, diferença no latido, mordidas no ar, salivação excessiva e dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula.

NO HOMEM:

No homem, o primeiro sintoma é uma febre pouco intensa, acompanhada de dor de cabeça e depressão nervosa. Logo a vítima começa a ficar inquieta e agitada, sofre de dores na laringe e faringe, passa a respirar e engolir com dificuldade. As dores estendem-se aos músculos, das extremidades dos membros e são acompanhados de tremores generalizados, taquicardia e parada de respiração.

Calendário de Vacinação
Prefeitura Nova Pádua
Avenida dos Imigrantes, 1000, Centro
Nova Pádua, Rio Grande do Sul
CEP: 95275-000
(54) 3296.1600
npadua@npadua.com.br
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta-feira:
08:00 às 11:45, tarde 13:15 às 17:30
Webde
Facebook Youtube
Altos Montes Vales da Serra