Bem-vindo ao Portal do município de Nova Pádua! Hoje é Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017

Border Nova Pádua no Combate ao Mosquito Borrachudo

Nova Pádua no Combate ao Mosquito Borrachudo

A Secretaria da Agricultura esta realizando nos dias 5 e 6 de abril distribição de BTI

A Secretaria da Agricultura esta realizando nos dias 5 e 6 de abril distribuição de BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), para o controle do Mosquito Borrachudo no município. A partir de agora a população deverá realizar as limpezas das margens dos córregos e rios, para a retirada de lixo e matérias orgânicas sempre que necessário, sendo esta medida parte fundamental para o sucesso do controle. A próxima aplicação será feita aproximadamente 15 dias conforme a incidência do borrachudo.

Da efetivação das limpezas, da correta aplicação do produto e da preservação ambiental, depende o êxito do controle do Borrachudo que é papel fundamental e mérito das comunidades.

Fatores que Influem na Proliferação do Mosquito Borrachudo

Quantidade de matéria orgânica na água, como os dejetos de suínos, bovinos e humanos;

- Desmatamento, principalmente das matas ciliares, contribuindo para a dispersão do inseto e favorecendo o desaparecimento de pássaros predadores;

Uso de agrotóxicos, pois estes causam a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes e outros insetos;

Pesca e caça predatória;

Poluição industrial e doméstica.

Principais Dúvidas Sobre a Aplicação do BTI

Quando é a hora de aplicar o larvicida? No mesmo dia em que é entregue as dosagens do produto BTI no domicílio do aplicador.

Como o produto é diluido? Encher o regador de água e misturar bem o produto de um pote medida.

A que distância é feita aplicação? Na sacola onde estão os potes medida estará escrito a distância que se aplicará o produto. Para quem tiver mais de um córrego, com tamanhos diferentes, estará também especificado o córrego. Não é necessário medir com metro ou corda o lugar da aplicação, esta poderá ser feita a passo. É necessário observar se logo após os pontos de aplicação há poços sem correntezas, se houver deve-se aplicar depois deles para o produto não ficar retido nos locais.

Onde inicia a aplicação? No início do córrego ou do ponto da competência do aplicador, seguindo a correnteza.

Como é feita a aplicação? No ponto de aplicação deve-se esvaziar a água acrescida do produto do regador durante 1 minuto, sempre no mesmo lugar e distribuindo-o em toda sua largura. É importante não pisar na água para não levantar o barro e prejudicar a eficiência.

Por que o tempo de 1 minuto? Pois, segundo estudos de diversos biólogos, se o tempo for menor ele atingirá o solo e ficará ali retido e se maior ele entrará em contato com a larva em pouca quantidade, o que ocasionará uma perda de resultados.

Qual o tempo de ação do larvicida? Em média, após 15 minutos as larvas já estarão mortas. Daí o fato de que se chover após este tempo não haverá interferência nos resultados.

O borrachudo cria na grama? Não, quem fica na grama é o borrachudo macho, que se alimenta de néctar de flores. As fêmeas alimentam-se adicionalmente de sangue para poderem procriar. As larvas são encontradas apenas em águas correntes desde rios de águas ligeiras até os de movimentos mais lentos.