Notícias
Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua foi um grande sucesso
Evento foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer de Nova Pádua e o Instituto Flávio Luis Ferrarini.
Aconteceu no final de semana, dias 11 e 12 de setembro, a 1ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua. O patrono foi o jovem escritor Gustavo Tamagno Martins, de 21 anos. O evento aconteceu na Adega Dom Camilo e foi marcado pela grande presença de público nos dois dias.
Para o escritor, a Feira do Livro de Nova Pádua foi magnífica, seja organização e atrações do evento. “Com certeza foi um momento histórico para a cidade e região e ficará guardado em nossas memórias e corações. Uma festa cultural feita a muitas mãos e como todos deram o seu melhor para o sucesso da Feira, o resultado não poderia ser outro. A palavra que resume esses dois dias é gratidão. Em tempos tão sombrios e solitários, essa Feira veio acalentar os nossos corações e nos trazer mais esperança. Não é à toa que as duas obras do Flávio lançadas resumem a principal motivação da Feira: que depois da chuvarada o sol sempre volta a raiar e tudo fica bem”, resumiu o patrono.
A abertura da Feira do Livro marcou o lançamento da obra póstuma de Flávio Luis Ferrarini “Depois da Chuvarada”, um livro de crônicas, em que autor narra desafios e sonhos, uma viagem pelas suas lembranças e reflexões. Nas duas noites de evento aconteceu a exibição do curta-metragem “O Menino da Terra do Sol”, baseado no livro autobiográfico e homônimo de Flávio Luis Ferrarini. O curta conta a história de Nini, um menino tímido do interior que vive intensamente a solidão da infância e vai atrás de seu sonho de ser escritor.
A Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Pádua, Josenice Panizzon Bernardi, destacou o trabalho realizado pelas pessoas de Nova Pádua, seja no segmento da arte, música, artesanato, comércio local, entre outros. “É importante divulgar o que o Município tem de melhor uma vez que as pessoas realizam suas atividades com amor. As pessoas presentes ficaram admiradas com cada detalhe da Feira do Livro”, frisou ela.
Para Josenice, a feira do livre tinha três objetivos: o primeiro de divulgar a cultura, a leitura e estimular o senso de imaginação e criatividade que só a leitura propicia. Em segundo, divulgar o que Nova Pádua produz, independente do segmento. E, por fim, investir pesado na cultura e turismo, áreas importantes e em constante evolução.
Sobre o lançamento do Livro “Depois da Chuvarada, Josenice ressaltou a satisfação e a oportunidade de propiciar o lançamento da obra póstuma do escritor que é natural de Nova Pádua. “Fazer o lançamento do livro na terra natal de Flavio, na terra do sol, como o escritor tão bem descrevia no livro. Por sua vez, o curta-metragem emociona porque relata a infância de Flávio quando se descobriu escritor, estimulado por seus professores. Para nós foi um privilégio muito grande”, finaliza a Secretária.
Para a Diretora do Instituto Flávio Luis Ferrarini, Madeleine Ferrarini Dallemolle, a feira foi um grande sucesso. “Ficamos positivamente surpresos pela participação de tantas pessoas que fizeram parte do evento cultural. Muitas pessoas vieram conversar conosco sobre suas percepções e impressões da 1ª Feira do Livro ao ar livre, organizada entre a Prefeitura de Nova Pádua e o Instituto Flávio Luis Ferrarini. A união da comunidade de Nova Pádua e Flores da Cunha foi inédita no sentido de promover em conjunto um momento de solidariedade em torno da literatura”, relata Madeleine.
O prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, destacou o trabalho realizado pelo Instituto Flávio Luiz Ferrarini, da União Cultural Paduense que foi instituída no Município e tem a frente a coordenadora Fernanda e a Prefeitura de Nova Pádua, na pessoa da Secretária de Educação, Josenice Panizzon Bernardi, que organizaram a 1ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua.
A feira do livro contou com a presença das editoras e bancas que comercializaram seus livros, como o Almanaque Cultural, Livraria Arco da Velha, Livraria Paulus, Livraria Clássica e Livraria do Maneco.
O evento reuniu diversas atrações ao ar livre, como música ao vivo, com a dupla Maicon & Pontel, Juh Manosso, os jovens paduenses Mateus Boniatti e Vanessa Debon, Banda Santa Cecília, exposição com a artista plástica Alessandra Pauletti, artesanato, oficinas de pipas com Roger Castro; comida típica da região e Food Truck para você saborear no piquenique, além da contação de histórias e troca de conhecimentos.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Maicon Pan
Cadastro para o transporte escolar gratuito inicia no dia 13 de janeiro
Os estudantes do município intere... VER NOTÍCIA
Um mandato marcado por grandes realizações
Durante os quatro anos de mandado, o pre... VER NOTÍCIA
Gestão Danrlei Pilatti e Inácio Sonda encerra 2024 com grandes conquistas para Nova Pádua
O ano de 2024 foi desafiador e de muita ... VER NOTÍCIA
Obrigado a todos e os votos de um Feliz e Prospero Ano Novo
O prefeito Danrlei Pilatti e o vice-pref... VER NOTÍCIA
Prefeitura não terá atendimento nesta terça-feira, dia 31 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais ... VER NOTÍCIA
Prefeitura e Secretarias Municipais não terão atendimento nos dias 24 e 25 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais de... VER NOTÍCIA