Notícias
Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura de Nova Pádua promovem 2ª edição da compra coletiva de Calda Sulfocálcica
A encomenda coletiva barateou o custo de aquisição para os produtores, pois o fornecedor realizou a entrega sem a cobrança de frete, com o envase no próprio local da entrega.
Na sexta-feira, 7 de junho, em Nova Pádua, foi realizada a entrega para 25 agricultores do município, de 3.450 litros de Calda Sulfocálcica - ferramenta ecológica e de grande eficiência para o tratamento de pomares e parreirais contra pragas e doenças. O produto foi adquirido na forma de campanha, organizada pela Emater/RS-Ascar com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, sendo esta a segunda edição realizada em Nova Pádua. A encomenda coletiva barateou o custo de aquisição para os produtores, pois o fornecedor realizou a entrega sem a cobrança de frete, com o envase no próprio local da entrega, o que reduziu ainda mais o custo final pela não necessidade de aquisição das embalagens.
Durante a distribuição da Calda Sulfocálcica, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Enio Ângelo Todeschini falou aos agricultores sobre os cuidados a serem tomados antes, durante e após a aplicação, em relação aos aplicadores e às máquinas e tratores utilizados na operação. Todeschini também orientou os agricultores sobre as concentrações indicadas da calda para cada espécie e para cada período, além de instruí-los sobre como fazer a correta diluição. Foi realizada a mensuração da concentração da calda com areômetro de Baumé, sendo constatada uma concentração inicial de 35° Bé, que indica que se trata de um produto de excelente qualidade.
Além do seu uso tradicional no inverno, o extensionista explicou sobre a aplicação em outros estádios fenológicos das frutíferas, como florescimento e fase vegetativa. A Emater/RS-Ascar vem orientando há três anos, em uma propriedade do município, o uso da calda na folhagem do pessegueiro logo após a conclusão da colheita das frutas, visando o controle de pragas como ácaros e cochonilhas, de fitopatias como podridão parda e ferrugem, além de atuar como fonte de cálcio e enxofre na nutrição da planta.
Um material contendo as principais orientações foi entregue aos agricultores pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Emater/RS-Ascar, Willian Heintze. Também participaram do ato o secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Andrei Vezzaro, e a presidente da Câmara dos Vereadores e agricultora, Giseli Boldrin Rossi.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Andrei Vezzaro e Giseli Boldrin Rossi
Projeto sobre preservação da língua Talian é apresentado em Nova Pádua
Na sexta-feira, 11 de abril, foi apresentado na Prefeitura Municipa... VER NOTÍCIA
4ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas é realizada com sucesso em Nova Pádua
No último sábado, 12 de abril, a Comunid... VER NOTÍCIA
Palestra musicada de Rodrigo Munari marca projeto de incentivo à leitura
A Escola Libera Bianchin Salvador e Luiz Gelain receberam, no dia 1... VER NOTÍCIA
Agricultores de Nova Pádua participam de curso sobre uso seguro de herbicidas hormonais
Nos dias 8 e 9 de abril, a Emater-RS/Asc... VER NOTÍCIA
Associação da Bela Idade inicia atividades com palestra show em Nova Pádua
A Associação da Bela Ida... VER NOTÍCIA
Manutenção da iluminação pública tem início em Nova Pádua
Nesta segunda-feira, 07 de abril, a Pr... VER NOTÍCIA