Notícias
Prefeitura de Nova Pádua participa de reunião regional para adesão ao projeto Antigranizo
Iniciativa busca proteção contra fenômenos climáticos que afetam a produção agrícola na Serra Gaúcha
Na última sexta-feira (07), o prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi, participou de uma reunião em Caxias do Sul para discutir a implantação do Projeto Antigranizo, que visa minimizar os impactos das tempestades de granizo na produção agrícola da Serra Gaúcha. O encontro reuniu prefeitos e representantes de 17 municípios, incluindo Nova Pádua, para avaliar a adesão ao projeto e discutir o investimento necessário para sua implementação.
O sistema proposto prevê a instalação de 128 geradores de solo automáticos, que serão ativados sem a necessidade de intervenção dos produtores. O objetivo é dissipar as nuvens de granizo identificadas por radares, reduzindo significativamente os prejuízos causados por esse fenômeno climático. Além da proteção à fruticultura, o sistema abrangerá tanto áreas rurais quanto urbanas.
Atualmente, 17 municípios já aderiram à iniciativa, com possibilidade de ampliação para 25 municípios até o início de março. A partir dessa definição, serão realizados novos cálculos para estabelecer a quantidade necessária de equipamentos e o investimento de cada município, tanto na instalação quanto na manutenção anual do sistema.
O projeto, que vem sendo discutido desde 2024, representa uma solução inovadora para garantir maior segurança aos agricultores e reduzir os prejuízos econômicos causados pelo granizo na região. Com a participação ativa da Prefeitura de Nova Pádua, o município reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor agrícola e a busca por soluções que protejam a produção local.
Fonte: Comunicação | Prefeitura de Nova Pádua. Fotos: Divulgação Evento.
Desfile Cívico de 07 de Setembro celebra história, cultura e união em Nova Pádua
O tradicional Desfile Cívico de... VER NOTÍCIA
Jovens de Nova Pádua conquistam ouro em competição sul-americana de ciência e tecnologia e garantem vaga para Dubai
Os jovens Lucas Scarmin, Tiago Pilatti... VER NOTÍCIA
Estão abertas as inscrições para eleições suplementares do Conselho Tutelar em Nova Pádua
A Prefeitura de Nova Pádua inform... VER NOTÍCIA
Libertad conquista tricampeonato do Futsal Juniores 2025 em Nova Pádua
Na sexta-feira, 29 de agosto, o Gin&aacu... VER NOTÍCIA
Escola de Pais promove diálogo entre família e escola em Nova Pádua.
No dia 24 de setembro, às 19h, ... VER NOTÍCIA
Desfile Cívico de 07 de Setembro celebra civismo, cultura e história em Nova Pádua
A Prefeitura de Nova Pádua conv... VER NOTÍCIA