Notícias
Alunos do ensino médio participam de ação de limpeza da margem do Rio das Antas
O frio da Serra Gaúcha não espantou os alunos Andrey Gomes, Bernardo Souza, Daniel Piazza, Rian Menegat e Tainá Toscan do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Gelain que participaram de ação de limpeza da margem do Rio das Antas, em ação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Pádua - SMMA, na manhã desta sexta-feira (25), próximo ao Cachoeirão no Travessão Curuzu. Remetendo à data comemorativa do Dia Mundial do Bioma Mata Atlântica, 27 de maio, a atividade estimulou a consciência ambiental dos participantes.
A ação de limpeza consistiu no recolhimento de resíduos sólidos presentes nas margens do Rio das Antas, especificamente, em extensão de 200 m (duzentos metros) de margem do Rio (ver imagens desta matéria; a linha vermelha delimita o local e extensão da ação) foi recolhido cerca de 1 m³ (um metro cúbico) de garrafas plásticas, frascos plásticos, isopor, calçados, etc. Esses resíduos são trazidos pela correnteza dos rio, mas isso somente ocorre porque, em algum ponto, alguma pessoa com carência de educação ambiental jogou seu lixo no chão ou outro lugar inadequado, e pela ação do tempo – chuvas e ventos – são carreados para os pontos mais baixos do relevo, os rios.
O lixo coletado foi encaminhado à coleta seletiva municipal, isto é, a atividade auxiliou não somente no desenvolvimento da consciência ambiental das pessoas, mas também na prática a preservação da vegetação e da fauna silvestre do município.
Além disso, os alunos encontraram ossada de um animal silvestre, possivelmente de uma capivara; os ossos e o crânio com mandíbula foram coletados pela SMMA. O material será higienizado e passará por processo de conservação para posterior colocação na pequena exposição da SMMA, aberta para visitação do público.
Fonte: Janaína Novicki Obadowski Fotos: Janaína Novicki Obadowski
Educação de Nova Pádua avança com implantação inédita do Sistema SIM no Ensino Fundamental
A Administração Municipa... VER NOTÍCIA
Ginásio Municipal recebe melhorias em fossas e sumidouro
A Administração Municipal ... VER NOTÍCIA
Coleta de vidro em Nova Pádua arrecada recursos e valor é destinado à APAE
A Prefeitura de Nova Pádua real... VER NOTÍCIA
Nova Pádua recebe emenda de R$ 400 mil para melhorias no Ginásio de Esportes Municipal
A Prefeitura de Nova Pádua foi co... VER NOTÍCIA
Nova Pádua recebe emenda de R$ 100 mil para fortalecer a área da saúde
A Prefeitura de Nova Pádua foi ... VER NOTÍCIA
Lei de Subsídios Agrícolas impulsiona fruticultura e fortalece produção em Nova Pádua
A Prefeitura de Nova Pádua segu... VER NOTÍCIA





