Notícias
Aberta a campanha de reflorestamento em Nova Pádua
Os pedidos podem ser realizados até o dia 1º de outubro pelo fone (54) 3296-1600 ou então na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA abriu na última semana, a Campanha de Reflorestamento. Os pedidos podem ser realizados até 1º de outubro pelo fone (54) 3296-1600 ou pessoalmente na Secretaria. As mudas são provenientes de um viveiro localizado em São Sebastião do Caí e as opções disponíveis para pedidos são:
Dentre as espécies nativas com altura entre 0,50 m e 1,00 m (em saquinhos) tem Ingá banana, Araçá, Cerejeira, Angico, Açoita-cavalo, Chal-chal, Guabiroba, Jabuticaba, Pitangueira, Guajuvira, Guabiju, Chá de Bugre, Ipê Roxo e Ipê Amarelo. Além disso, há mudas de espécies exóticas para pedido, são elas Eucalipto Saligno, Eucalipto Dunne, Eucalipto Bentanni, Acácia e Pinus Elliotti.
É importante observar algumas questões antes de escolher os locais para plantio das mudas, vejamos algumas recomendações:
1 - Em logradouros públicos (praças e calçadas) deve-se observar a localização da fiação de postes de luz, placas de sinalização de trânsito, largura da calçada e rampas de acesso às edificações. Não é recomendado plantar árvores de porte médio e grande em baixo de fiações elétricas e em calçadas estreitas, visto que seus galhos podem atingir os fios rapidamente, necessitando de podas frequentes, e as raízes vigorosas podem danificar calçadas e edificações próximas.
a) - Sugestões: Araçá, Cerejeira, Chal-chal, Guabiroba, Jabuticaba, Pitangueira, Guajuvira e Guabiju (porte pequeno)
2 - Já em locais amplos, grandes praças e parques, campos e calçadas largas com canteiros grandes, não havendo fiação elétrica, rampas ou placas de sinalização, é possível escolher árvores de maior porte, recorrendo aquelas com flores usualmente indicadas em projetos paisagísticos.
a) - Sugestões: Ingá banana, Angico, Açoita-cavalo, Ipê Roxo e Ipê Amarelo.
3 - Após o plantio, para fins de monitoramento, recomenda-se o uso de cobertura orgânica (composto orgânico, folhas secas ou galhos apodrecidos) e irrigação intensa.
Segundo o Eng. Agrônomo da EMATER, Willian Heintze, a respeito do desenvolvimento da silvicultura, plantio de eucalipto, pinus e/ou acácias para fins comerciais ou outros usos dentro da propriedade, deve-se observar algumas etapas, a primeira delas, a preparação das covas, deve ser feita previamente ao plantio, dois meses com antecedência, realizando seu escavo em formato quadrado; adubar e fazer a calagem, e, após, cobrir e realizar a marcação das covas com estaca. Segundo, transplantar a muda, devendo-se retirar o saquinho plástico que envolve o torrão da muda e cortar as raízes enoveladas. Terceiro, o tutoramento (colocação de estaca de apoio) da muda transplantada, deve ser feito para mudas de maior altura, muito importante para o desenvolvimento de raízes e a fixação da planta no solo, deve ser levemente inclinado (para evitar machucar as raízes quando estiver colocando a estaca) e a amarração “em oito” (Ver imagem ilustrativa em anexo)
Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou com a EMATER do município.
Fonte: Janaína Novicki Obadowski Fotos: Janaína Novicki Obadowski
Cadastro para o transporte escolar gratuito inicia no dia 13 de janeiro
Os estudantes do município intere... VER NOTÍCIA
Nova Pádua empossa Prefeito, Vice-Prefeita e Vereadores para o mandato 2025-2028
Em cerimônia realizada no Sal&atil... VER NOTÍCIA
Escritório Municipal da Emater/RS Ascar de Nova Pádua recebe veículo
Na sexta-feira, 20 de dezembro, o Engenh... VER NOTÍCIA
Prefeitura e Secretarias Municipais não terão atendimento nos dias 24 e 25 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais de... VER NOTÍCIA
Nova Pádua inaugura oficialmente o roteiro do turismo religioso
A prefeitura de Nova Pádua inau... VER NOTÍCIA
Administração inaugura a ampliação da plataforma do Belvedere Sonda, o roteiro religioso e a instalação da sinalização turística
Fechando a tarde que ficará marca... VER NOTÍCIA