Notícias
Secretário da Agricultura de Nova Pádua participa da reunião de Instalação da Câmara Setorial da Cebola
Com a Instalação da Câmara Setorial da Cebola, uma das lutas será a busca pelo preço mínimo do produto
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Pádua, Samoel Smiderle, participou da reunião de instalação da Câmara Setorial da Cebola.
O Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas, Rodrigo Ramos Rizzo, destacou a importância da cadeia produtiva da cebola no Estado, bem como a importância da criação desta Câmara Setorial, que nasce fortalecida pelo interesse do setor em aprimorar a sua organização, através da visão de cadeia.
Outra demanda foi de ter presente o pessoal da ANVISA/MAPA nos municípios para explicar melhor aos produtores sobre as atividades da produção. Necessita-se ainda a presença de órgãos de pesquisa na Câmara Setorial, visto que muitos assuntos demandados deveriam contar com estudos e conclusões de métodos de armazenamento da produção, irrigação, etc.
Francisco Schmidt, Gerente Executivo da Associação Gaúcha de Supermercados, destaca que o produtor de cebola gaúcho tem que ser prestigiado, e se trabalhar por um produto de qualidade, visto que os órgãos fiscalizadores estão de olho no produto no supermercado. Outro ponto mencionado foi de ter formas eficientes de armazenamento para dispor do produto na entressafra e não depender da cebola oriunda de outros estados e até de outros países.
Vinicius Pasquotto, representante do MAPA na Câmara Setorial, destaca que seria interessante ter uma Câmara Setorial a nível nacional. É na Câmara Setorial que surgem as verdadeiras demandas do setor como um todo, como controle de doenças, registro de cultivares, tratamentos fitossanitários, registro de agrotóxicos.
Malomar Amaral, do Subcomitê da Cebola, colocou que, em nível de produtor a cebola é classificada em tipos um e dois, com preços diferenciados e no supermercado é mistura da e vendida com uma classe somente. Sugere então que a comercialização da cebola nos supermercados seja também feita em classes.
Rui Lemos, Presidente do Subcomitê da Cebola, falou sobre a necessidade de desenvolver formas de armazenamento adequadas para se ter cebola no mínimo até maio nos galpões. Lemos também destacou a dificuldade de se ter um preço mínimo para a cebola, mas que tem que se buscar.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Maicon Pan
Cadastro para o transporte escolar gratuito inicia no dia 13 de janeiro
Os estudantes do município intere... VER NOTÍCIA
Nova Pádua empossa Prefeito, Vice-Prefeita e Vereadores para o mandato 2025-2028
Em cerimônia realizada no Sal&atil... VER NOTÍCIA
Escritório Municipal da Emater/RS Ascar de Nova Pádua recebe veículo
Na sexta-feira, 20 de dezembro, o Engenh... VER NOTÍCIA
Prefeitura e Secretarias Municipais não terão atendimento nos dias 24 e 25 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais de... VER NOTÍCIA
Nova Pádua inaugura oficialmente o roteiro do turismo religioso
A prefeitura de Nova Pádua inau... VER NOTÍCIA
Administração inaugura a ampliação da plataforma do Belvedere Sonda, o roteiro religioso e a instalação da sinalização turística
Fechando a tarde que ficará marca... VER NOTÍCIA