Notícias
Municipalização da educação é debatida em Nova Pádua
O Fórum, realizado na noite desta quinta-feira, no salão Paroquial de Nova Pádua, buscou informar os paduenses sobre o funcionamento do processo
A municipalização do ensino fundamental da Escola Luiz Gelain está sendo debatida em Nova Pádua. E para sanar as dúvidas da população sobre o assunto, um fórum foi realizado na noite desta quinta- -feira, dia 30, para toda a comunidade paduense. O encontro, que ocorreu no salão paroquial, levou à população informações de como se dará o processo de municipalização da escola, abordando os prós e os contras, o orçamento, e a infraestrutura necessária, caso a escola passe a pertencer ao município. De acordo com a secretária de Educação, Mônica Corso Pan, a municipalização é um passo importante para a educação de Nova Pádua. “Tudo o que fizemos pela educação vem para o bem do município. Estamos em uma fase de falta de professores na rede estadual, então nossos alunos são prejudicados. Queremos dar melhores condições de ensino”, afirma ela.
Para o prefeito Ronaldo Boniatti a municipalização não é uma decisão do executivo, mas precisa ser tomada em conjunto com a comunidade, por isso a realização do fórum. “Queremos trazer o conhecimento para a comunidade, para eles saberem com mais propriedade do assunto de uma forma completa. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um valor significativo que entraria no município e essa foi uma questão que deu um pontapé inicial no estudo da municipalização, ainda na gestão passada”, explica.
Segundo ele, a municipalização beneficiaria a todos os estudantes do ensino fundamental. “Sendo a escola municipal, com certeza iremos ofertar algo a mais para os alunos no currículo e não apenas o trivial que é realizado hoje. Uma educação boa é extremamente importante para construir um desenvolvimento futuro para o município. Nova Pádua não merece o nível de educação que tem hoje e precisamos da ajuda da comunidade”, afirma o prefeito.
Caso ocorra a municipalização, apenas o ensino fundamental passaria a ser do município, o ensino médio continuaria por conta do Estado, sendo que as seis professoras da escola que são nomeadas seriam designadas para a educação das turmas do ensino médio.
Fonte: Jornal O Paduense / Edição 27 Fotos: Pedro Quintanilha
Cadastro para o transporte escolar gratuito inicia no dia 13 de janeiro
Os estudantes do município intere... VER NOTÍCIA
Nova Pádua empossa Prefeito, Vice-Prefeita e Vereadores para o mandato 2025-2028
Em cerimônia realizada no Sal&atil... VER NOTÍCIA
Escritório Municipal da Emater/RS Ascar de Nova Pádua recebe veículo
Na sexta-feira, 20 de dezembro, o Engenh... VER NOTÍCIA
Prefeitura e Secretarias Municipais não terão atendimento nos dias 24 e 25 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais de... VER NOTÍCIA
Nova Pádua inaugura oficialmente o roteiro do turismo religioso
A prefeitura de Nova Pádua inau... VER NOTÍCIA
Administração inaugura a ampliação da plataforma do Belvedere Sonda, o roteiro religioso e a instalação da sinalização turística
Fechando a tarde que ficará marca... VER NOTÍCIA