Notícias
Prefeitura apresenta o Plano Diretor Participativo em audiência pública
O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana, que tem como objetivo ordenar, promover e controlar o desenvolvimento territorial do município nos próximos dez anos.
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Nova Pádua apresentou em Audiência Pública, o Plano Diretor do Município.
A audiência aconteceu no Auditório da Prefeitura e contou com a presença dos secretários municipais, vereadores, servidores do setor de Engenharia e Arquitetura, representante do Conselho Tutelar, do Sindicato Rural, reverendo Pe. Mario Pasqual e pessoas da comunidade em geral.
A apresentação do Plano Diretor encerrou o processo participativo que norteou toda a revisão e atualização do Plano, com reuniões públicas envolvendo setores organizados da sociedade civil e a população em geral.
O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana, que tem como objetivo ordenar, promover e controlar o desenvolvimento territorial do município nos próximos dez anos.
Compõem o Plano Diretor a política de desenvolvimento urbano; a política dos sistemas urbanos e ambientais; a gestão democrática e o sistema de planejamento, monitoramento e controle da cidade. Além da revisão urbanística, que trata do macrozoneamento da cidade e define o tipo de ocupação para as suas diferentes regiões (urbana, rural, mista, de desenvolvimento econômico, de proteção ambiental, etc), o plano contempla diretrizes para as políticas públicas a serem adotadas pelos governos nas diferentes áreas.
Segundo o Prefeito Ronaldo Boniatti, por lei, o Plano Diretor deveria ter passado por uma atualização em 2016. “Nos sentimos na obrigação de fazer essas alterações, até porque a Administração vem fazendo tanta coisa para deixar em dia, como a atualização da Planta Imobiliária, entre outros problemas que vinham se alongando a anos”, ressaltou Boniatti.
De acordo com o Plano, a ocupação e do uso do solo será organizado por Macrozonas, com áreas de uso e especiais. O território do Município de Nova Pádua é composto por duas categorias de Macrozonas, com o objetivo de unificar e qualificar as porções urbanas do território, proteger e conservar as riquezas ambientais e orientar a expansão e desenvolvimento urbano. São elas: Macrozona Urbana (onde o uso do solo tem maiores densidades e a maior oferta de serviços e infraestrutura).
Já a Macrozona Rural caracteriza-se por ocupação residencial rarefeita, tem por vocação econômica principal a atividade primária e o seu objetivo é dar sustentabilidade a essa atividade, garantindo qualidade de moradia aos seus habitantes. Pretende-se preservar este perfil produtivo e incentivar a agroindústria e o turismo nas propriedades rurais, sem prejuízo da qualidade ambiental.
O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 20 de novembro. O Poder Legislativo realizará uma Audiência Pública e posteriormente colocara o mesmo em tramitação e votação.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Maicon Pan
2º Bike Pádua será realizado em Nova Pádua no dia 19 de outubro
Nova Pádua se prepara para rece... VER NOTÍCIA
Obra no riacho do Travessão Curuzu devolve tranquilidade às famílias
A Prefeitura de Nova Pádua, por m... VER NOTÍCIA
Definidos os confrontos das semifinais do Campeonato de Futsal Juniores
Na próxima sexta-feira, 22 de ago... VER NOTÍCIA
Turma do 3º ano da Escola Libera Bianchin Salvador realiza visita à Prefeitura e à Câmara de Vereadores
Na tarde da última segunda-feir... VER NOTÍCIA
Campeonato Municipal de Futsal Principal de Nova Pádua – Edição 2025 inicia na próxima segunda-feira
A Prefeitura de Nova Pádua, por m... VER NOTÍCIA
Prefeito Itamar Bernardi recebe Comenda do 36º Batalhão de Polícia Militar
Na manhã de terça-feira, 1... VER NOTÍCIA