Notícias
Prefeitura apresenta o Plano Diretor Participativo em audiência pública
O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana, que tem como objetivo ordenar, promover e controlar o desenvolvimento territorial do município nos próximos dez anos.
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Prefeitura de Nova Pádua apresentou em Audiência Pública, o Plano Diretor do Município.
A audiência aconteceu no Auditório da Prefeitura e contou com a presença dos secretários municipais, vereadores, servidores do setor de Engenharia e Arquitetura, representante do Conselho Tutelar, do Sindicato Rural, reverendo Pe. Mario Pasqual e pessoas da comunidade em geral.
A apresentação do Plano Diretor encerrou o processo participativo que norteou toda a revisão e atualização do Plano, com reuniões públicas envolvendo setores organizados da sociedade civil e a população em geral.
O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana, que tem como objetivo ordenar, promover e controlar o desenvolvimento territorial do município nos próximos dez anos.
Compõem o Plano Diretor a política de desenvolvimento urbano; a política dos sistemas urbanos e ambientais; a gestão democrática e o sistema de planejamento, monitoramento e controle da cidade. Além da revisão urbanística, que trata do macrozoneamento da cidade e define o tipo de ocupação para as suas diferentes regiões (urbana, rural, mista, de desenvolvimento econômico, de proteção ambiental, etc), o plano contempla diretrizes para as políticas públicas a serem adotadas pelos governos nas diferentes áreas.
Segundo o Prefeito Ronaldo Boniatti, por lei, o Plano Diretor deveria ter passado por uma atualização em 2016. “Nos sentimos na obrigação de fazer essas alterações, até porque a Administração vem fazendo tanta coisa para deixar em dia, como a atualização da Planta Imobiliária, entre outros problemas que vinham se alongando a anos”, ressaltou Boniatti.
De acordo com o Plano, a ocupação e do uso do solo será organizado por Macrozonas, com áreas de uso e especiais. O território do Município de Nova Pádua é composto por duas categorias de Macrozonas, com o objetivo de unificar e qualificar as porções urbanas do território, proteger e conservar as riquezas ambientais e orientar a expansão e desenvolvimento urbano. São elas: Macrozona Urbana (onde o uso do solo tem maiores densidades e a maior oferta de serviços e infraestrutura).
Já a Macrozona Rural caracteriza-se por ocupação residencial rarefeita, tem por vocação econômica principal a atividade primária e o seu objetivo é dar sustentabilidade a essa atividade, garantindo qualidade de moradia aos seus habitantes. Pretende-se preservar este perfil produtivo e incentivar a agroindústria e o turismo nas propriedades rurais, sem prejuízo da qualidade ambiental.
O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 20 de novembro. O Poder Legislativo realizará uma Audiência Pública e posteriormente colocara o mesmo em tramitação e votação.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Maicon Pan
Nova Pádua projeta futuro com o lançamento do maior Programa de Incentivos e Subsídios de sua história
Com o objetivo de transformar o cen&aacu... VER NOTÍCIA
Nova Pádua amplia olhar sobre a Saúde Mental com novo credenciamento para Psiquiatria
Cuidar do bem-estar emocional dos cida... VER NOTÍCIA
Prefeito Itamar Bernardi cumpre agenda institucional em Brasília para tratar de demandas de Nova Pádua
O prefeito de Nova Pádua, Itamar ... VER NOTÍCIA
Prefeitura de Nova Pádua abre dois Processos Seletivos para Operador de Máquinas e Psicopedagogo
A Prefeitura de Nova Pádua publ... VER NOTÍCIA
Torneio de Vôlei e Futevôlei 2025 movimenta o Parque dos Peixes em Nova Pádua
O Parque dos Peixes foi palco, no s&aacu... VER NOTÍCIA
Áustria conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos 2025 de Nova Pádua
A equipe da Áustria é a ... VER NOTÍCIA





