conteúdo cabeçalho

Banda Santa Cecília de Nova Pádua


Por volta de 1910, um grupo formado por imigrantes italianos reuniu-se com o objetivo de fundar uma banda de música, por acreditarem que em meio a tantas dificuldades faltava um pouco de alegria.

O sonho foi concretizado no dia 20 de abril de 1913. Em frente à Igreja Matriz do então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje Nova Pádua, sob a regência do maestro Alvize Parize, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação e emocionou a todos os presentes com canções italianas.

Em abril de 2013, a Banda Santa Cecília completou 100 anos de fundação, destacando-se como a mais antiga do estado do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. É uma das entidades culturais mais antigas deste Estado, e que vem enaltecendo a cultura vêneta e a história da imigração, que foi a base da construção da riqueza e desenvolvimento de nossa região.

Para comemorar esse marco, no mês de maio de 2015, o Grupo participou do projeto ‘Cent’Anni di Musica’, onde fez apresentação apresentações nas cidades de Loreo, Grantorto, Fontaniva, Trichiana e Porto Viro fará um resgate da história da imigração com canções que relembram a partida, a trajetória e a chegada dos italianos na Serra Gaúcha, imigrantes que deixaram a Itália em busca de novos horizontes, por necessidade, opção ou em busca da cucagna.

No dia 18 de novembro, a entidade comemorou os 105 Anos da Primeira Apresentação em Público. Na data em que a Paróquia Santo Antônio de Nova Pádua realizava a Festa de Nossa Senhora da Saúde, nascia, em 1913, a Banda Santa Cecília. Foi em 21 de novembro daquele ano, durante a celebração a Nossa Senhora da Saúde e com a participação dos fiéis, o então distrito de Nova Pádua ouvia, pela primeira vez, a nova banda musical.  

A Banda Santa Cecília, ainda que formada por agricultores, jamais deixou de abrilhantar as festas sagras, os acontecimentos cívicos e outros compromissos festivos, não só em Nova Pádua, mas também em Caxias do Sul, Flores da Cunha e região.

Hoje, a Banda conta com 20 músicos, tem como maestro Lino Peccati e na presidência a musicista Rita Cristina Peccatti Daniel, que, agradece o convite para participar do 3° Circuito de Música e Cultura Italiana promovido pela Associação Caminhos da Itália.

Atual Diretoria da Banda Santa Cecília:

  • Presidente: Rita Cristina Peccatti Daniel
  • Vice-Presidente: Joel Panizzon
  • Secretária: Aline Peccati
  • Tesoureiro: Jucimar Salvador
  • Maestro: Lino Peccati

Blog: http://banda-santa-cecilia.blogspot.com