No Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes italianos chegaram por volta de 1875 e, em nova Pádua, por volta do ano de 1886. Isto ocorreu porque o fenômeno da imigração não ocorreu de uma só vez.
Os imigrantes iam chegando e ocupando as terras mais próximas aos centros urbanos e enquanto isto o Império sob o governo de Dom Pedro II ia desbravando e tracejando as colônias que seriam ocupadas em seguida. O primeiro centro foi em Nova Milano, na 1ª Légua no ano de 1875. Nova Pádua, segundo o historiador estudioso João Spadari Adami, teria como ano de fundação 1885, a partir de então o território estava pronto para receber os imigrantes, os travessões identificados e as colônias divididas.
Na época, Nova Pádua, ou Nova Padova como era chamada por nossos imigrantes, era a XVI Légua que mais tarde passou a ser o quarto distrito da Colônia Caxias, e compunha as ditas terras novas da Colônia, contudo, a ocupação efetiva do território de Nova Pádua, com o recebimento das primeiras grandes levas de imigrantes ocorreu a partir do ano de 1886, daí porque se comemorou os 130 anos de imigração italiana em 2016.
Os imigrantes Italianos vinham preponderantemente da região do Vêneto que é formado pelas províncias de Padova, Belluno, Vicenza, Verona, Veneza, Rovigo e Treviso. Vinham com suas famílias ou homens solteiros. Os “nonos” geralmente ficavam na Itália, o que pode ser observado pelas idades dos passageiros nas listas de estrangeiros que entravam no Brasil. Deixaram a Itália em busca de melhores condições de vida, em busca de terra própria, fugindo da fome e das constantes guerras. Embarcavam no porto de Gênova, em viagens de navio a vapor.
A viagem durava cerca de trinta e seis dias. Estima-se que precisaram mais ou menos de um mês após chegar ao Rio de Janeiro, para chegar efetivamente em Nova Pádua e tomar posse da terra e, em que pese os registros feitos tenham principalmente pessoas originárias de Padova, o que seria umas das hipóteses para a origem do nome do povoado, ainda não é permitido afirmar que a maioria dos imigrantes que se instalaram em Nova Pádua eram originários de Padova-IT.
Os visitantes ou turistas interessadas em visitar o interior da capela devem contatar pelo fone: (54) 3296.1378
http://igrejagrantorto.blogspot.com