Notícias
Nova Pádua no Combate ao Mosquito Borrachudo
A Secretaria da Agricultura esta realizando nos dias 5 e 6 de abril distribição de BTI
A Secretaria da Agricultura esta realizando nos dias 5 e 6 de abril distribuição de BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), para o controle do Mosquito Borrachudo no município. A partir de agora a população deverá realizar as limpezas das margens dos córregos e rios, para a retirada de lixo e matérias orgânicas sempre que necessário, sendo esta medida parte fundamental para o sucesso do controle. A próxima aplicação será feita aproximadamente 15 dias conforme a incidência do borrachudo.
Da efetivação das limpezas, da correta aplicação do produto e da preservação ambiental, depende o êxito do controle do Borrachudo que é papel fundamental e mérito das comunidades.
Fatores que Influem na Proliferação do Mosquito Borrachudo
- Quantidade de matéria orgânica na água, como os dejetos de suínos, bovinos e humanos;
- Desmatamento, principalmente das matas ciliares, contribuindo para a dispersão do inseto e favorecendo o desaparecimento de pássaros predadores;
- Uso de agrotóxicos, pois estes causam a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes e outros insetos;
- Pesca e caça predatória;
- Poluição industrial e doméstica.
Principais Dúvidas Sobre a Aplicação do BTI
Quando é a hora de aplicar o larvicida? No mesmo dia em que é entregue as dosagens do produto BTI no domicílio do aplicador.
Como o produto é diluido? Encher o regador de água e misturar bem o produto de um pote medida.
A que distância é feita aplicação? Na sacola onde estão os potes medida estará escrito a distância que se aplicará o produto. Para quem tiver mais de um córrego, com tamanhos diferentes, estará também especificado o córrego. Não é necessário medir com metro ou corda o lugar da aplicação, esta poderá ser feita a passo. É necessário observar se logo após os pontos de aplicação há poços sem correntezas, se houver deve-se aplicar depois deles para o produto não ficar retido nos locais.
Onde inicia a aplicação? No início do córrego ou do ponto da competência do aplicador, seguindo a correnteza.
Como é feita a aplicação? No ponto de aplicação deve-se esvaziar a água acrescida do produto do regador durante 1 minuto, sempre no mesmo lugar e distribuindo-o em toda sua largura. É importante não pisar na água para não levantar o barro e prejudicar a eficiência.
Por que o tempo de 1 minuto? Pois, segundo estudos de diversos biólogos, se o tempo for menor ele atingirá o solo e ficará ali retido e se maior ele entrará em contato com a larva em pouca quantidade, o que ocasionará uma perda de resultados.
Qual o tempo de ação do larvicida? Em média, após 15 minutos as larvas já estarão mortas. Daí o fato de que se chover após este tempo não haverá interferência nos resultados.
O borrachudo cria na grama? Não, quem fica na grama é o borrachudo macho, que se alimenta de néctar de flores. As fêmeas alimentam-se adicionalmente de sangue para poderem procriar. As larvas são encontradas apenas em águas correntes desde rios de águas ligeiras até os de movimentos mais lentos.
Nova Pádua dá importante passo na área da saúde com abertura de edital para contratação de médicos.
– A Prefeitura de Nova Pádu... VER NOTÍCIA
Cadastro para o transporte escolar gratuito inicia no dia 13 de janeiro
Os estudantes do município intere... VER NOTÍCIA
Nova Pádua empossa Prefeito, Vice-Prefeita e Vereadores para o mandato 2025-2028
Em cerimônia realizada no Sal&atil... VER NOTÍCIA
Prefeitura e Secretarias Municipais não terão atendimento nos dias 24 e 25 de dezembro
A Prefeitura e Secretarias Municipais de... VER NOTÍCIA
Escritório Municipal da Emater/RS Ascar de Nova Pádua recebe veículo
Na sexta-feira, 20 de dezembro, o Engenh... VER NOTÍCIA
Nova Pádua inaugura oficialmente o roteiro do turismo religioso
A prefeitura de Nova Pádua inau... VER NOTÍCIA