Notícias
Votação da Consulta Popular ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro
Eleitores dos municípios do Corede Serra vão escolher três entre cinco projetos de desenvolvimento regional para recebimento de recursos do Estado
O eleitorado dos 32 municípios da região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) poderá escolher três entre cinco áreas – inovação nas empresas, turismo regional, desenvolvimento rural, capacitação ambiental e competitividade produtiva – para o recebimento de recursos pelo Estado por meio do processo da Consulta Popular 2019. O investimento total de R$ 628 mil será dividido igualmente entre as propostas eleitas.
A votação ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Cada eleitor poderá escolher um entre os cinco projetos listados (confira detalhes abaixo). A votação será feita por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br/ ou por SMS, e alcança os 28 Coredes do Estado, cada um com suas prioridades previamente indicadas. As prioridades da Serra foram definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015 – 2030.
Na região do Corede Serra, o processo é gerido pela Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da Universidade de Caxias do Sul, com coordenação-executiva da professora Mônica Mattia.
Saúde, educação e segurança - A Consulta Popular no atual formato existe desde 1998 no Rio Grande do Sul. Diferentemente de edições anteriores, neste ano a Consulta Popular não contará com demandas para saúde, educação e segurança. “As políticas públicas de segurança, saúde e educação estarão asseguradas no orçamento do Estado. Assim, vamos garantir na consulta recursos para promover o desenvolvimento das regiões conforme o que seus moradores considerarem mais importante”, destacou o governador Eduardo Leite em reunião com os representantes dos Coredes que alinhou as estratégias para o processo.
O Estado disponibilizará um total de R$ 20 milhões para distribuição nas regiões dos Coredes de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). A aplicação será em projetos de desenvolvimento regional, valorizando propostas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo, entre outras.
OS PROJETOS DO COREDE SERRA
1 - Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.
2 - Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.
3 - Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.
4 - Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.
5 - Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.
Fonte: Jornal O Florense Fotos: Divulgação
2º Bike Pádua será realizado em Nova Pádua no dia 19 de outubro
Nova Pádua se prepara para rece... VER NOTÍCIA
Obra no riacho do Travessão Curuzu devolve tranquilidade às famílias
A Prefeitura de Nova Pádua, por m... VER NOTÍCIA
Definidos os confrontos das semifinais do Campeonato de Futsal Juniores
Na próxima sexta-feira, 22 de ago... VER NOTÍCIA
Turma do 3º ano da Escola Libera Bianchin Salvador realiza visita à Prefeitura e à Câmara de Vereadores
Na tarde da última segunda-feir... VER NOTÍCIA
Campeonato Municipal de Futsal Principal de Nova Pádua – Edição 2025 inicia na próxima segunda-feira
A Prefeitura de Nova Pádua, por m... VER NOTÍCIA
Prefeito Itamar Bernardi recebe Comenda do 36º Batalhão de Polícia Militar
Na manhã de terça-feira, 1... VER NOTÍCIA